quinta-feira, 7 de julho de 2011

RECORDANDO O PASSADO

Como é normal na maioria dos clubes o ÁGUIAS DE CAMARATE também tem uma história da sua fundação e nela consta o seguinte. Nos finais dos anos 40 um grupo de jovens da nossa freguesia, que trabalhavam em várias fábricas de Sacavém, resolveram fazer um clube para entrar em torneios de futebol que se realizavam na altura, tendo adquirido os equipamentos ao então Águias de Sacavém, daí o nome e fundação do GRUPO DESPORTIVO ÁGUIAS DE CAMARATE. Fundação que veio a acontecer no dia 01/08/1950 tendo como sede provisória uma dependência da conhecida taverna do Verdasca posta à disposição pelo proprietário na altura.
Geralmente a formação de um clube arrasta outras pessoas e outras ideias, tendo sido decidido então alugar-se um antigo lagar no beco dos barbantes que, funcionou durante vários anos como a primeira sede social do Águias. Filiou-se o clube na Associação Futebol de Lisboa e fez-se o campo de futebol, obra que na altura foi considerada heróica, devido primeiro às incidências do terreno e aos meios disponíveis então (começo dos anos cinquenta), mas a
carolice no Águias nunca foi uma palavra vã e as dificuldades eram sempre superadas. Progressivamente o clube foi ganhando prestígio e respeito a nível distrital, tendo conquistado alguns títulos (ver palmarés em baixo).
Mas o clube não se resume ao futebol, na altura tinha também uma equipa de atletismo que, ganhava praticamente tudo a nível de corridas populares e a parte cultural tinha também o seu cantinho, que hoje ainda se recorda com muita saudade e carinho. Tratava-se de um grupo cénico que fez várias actuações, com o intuito de angariar fundos para melhoramentos no clube. E que dizer das famosas marchas populares do Águias? tendo inclusive uma delas obtido um segundo lugar num concurso no Coliseu dos Recreios em que participavam todas as marchas da grande Lisboa.
O Águias continuava com uma dinâmica imparável e no final dos anos 50, dá o salto da sede do Beco dos Barbantes, para as actuais instalações, e aqui tem sido um redobrar de esforços até aos nossos dias.
Na década de 90, uma nova Direcção alicerçada numa mescla de juventude e experiência,  deu um novo impulso para melhoramentos do Parque de Jogos e Sede, assim como um novo Autocarro.  Tudo isto teve o seu corolário no dia 27/07/1993, com a realização da escritura da compra da Sede, meta a que se propôs a Direcção.
Outro marco importante na vida do clube deu-se em 15/08/2001, com a inauguração do campo sintético, assim como a construção de um campo de apoio para treinos.
Resumindo, o Águias alugou um quintal e um prédio degradado e a carolice, o esforço e a dedicação de muitos sócios, amigos e várias direcções que ao longo destes anos serviram o clube e erigiram uma das melhores sedes sociais do concelho de Loures, onde pontificam salas de trabalho, de reuniões e lazer, um ginásio e um restaurante bar. O ginásio movimenta muitos atletas diariamente, apesar de já ter tido ginástica, nos dias de hoje temos uma reconhecida academia no que a kickboxing diz respeito. Existe na nossa sede uma obra que personifica a raça e a vontade dos obreiros deste clube, trata-se de um túnel escavado manualmente e que dá acesso ao nosso bar que tem um comprimento de 15 metros por 2 de altura e 1,25 largura.

Em jeito de conclusão, fica uma palavra também para os atletas, treinadores, massagistas que, com o seu esforço e dedicação prestigiaram e continuam a prestigiar o G.D. Águias de Camarate.
Como é óbvio tudo o que atrás foi descrito, seria impossível sem o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, comércio e industria local, assim como de todos os sócios e amigos do clube.
A História do clube continua a fazer-se todos os dias, continua a ser necessário muita carolice, dedicação e esforço de todos para ultrapassar os próximos desafios e engrandecer ainda mais o nome do GRUPO DESPORTIVO ÁGUIAS DE CAMARATE. É importante dar a conhecer que neste momento o clube encontra-se sem qualquer divida, situação essa que em muito nos orgulha!

VEM PARTICIPAR NA NOSSA HISTÓRIA!


PALMARÉS DO FUTEBOL SÉNIOR

Finalista derrotado taça de Lisboa - Época 59/60
Campeão Distrital III Divisão - Época 77/78
Campeão Distrital II Divisão - Época 78/79
Vice-campeão Distrital I Divisão - Época 79/80
Disputa III Divisão Nacional - Época 80/81
Ponto Alto - Eliminatória da Taça de Portugal com Sporting de Braga em 07/11/1982 (derrota por 1-2 a dois minutos do fim)
Campeão Distrital da I Divisão - Época 95/96
Subida à III Divisão Nacional - Época 96/97
Subida à II Divisão Nacional - Época 98/99

Sem comentários:

Enviar um comentário