domingo, 10 de julho de 2011

O CAPITÃO DE EQUIPA POR VALTER PAGAMIM

A Liderança

Sendo a característica mais importante para um capitão de equipa é importante entendermos a liderança como:
“Capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso da equipa de que são membros.” (GLOBE- Global Leadership and Organizational Effectiveness)
Muitas vezes confundimos liderança com gestão, que apesar de serem funções diferentes têm uma forte ligação. Neste contexto:
Gerir - Consiste em provocar, realizar, assumir responsabilidades, comandar. Gestão é um relacionamento de autoridade.
Liderar - Significa exercer influencias, guiar, orientar. Liderança é uma influência do relacionamento
Sendo o capitão de equipa um líder dentro de campo e não um gestor, cabe ao mesmo exercer influencias, guiar e orientar o grupo através do seu relacionamento.
É importante para o líder/capitão entender que cada colega é uma pessoa diferente e tem uma forma diferente de reagir a cada atitude ou situação.
Qual a relevância da liderança e da gestão para a eficácia de um grupo?
Ambas são necessárias mas em situações diferentes.
- Liderança para ambientes turbulentos.
- Gestão para ambientes mais estáveis
Tende-se a explicar os resultados de um grupo através das características e comportamentos dos líderes (personalizar). No caso do futebol temos o exemplo dos capitães de equipa: se a atitude de uma equipa é muito forte, tende-se a responsabilizar o capitão por esse facto.

Traços e Competências Relevantes no Líder/Capitão
l  Energia e tolerância ao stress: Tomada de decisões em ambientes hostis e com limitações de tempo. Boa relação com a responsabilidade.
l  Auto-confiança: Enfrentar tarefas difíceis e motivar os outros. Gosto pelos objectivos desafiantes e persistência perante os obstáculos.
l  Maturidade emocional: Consciência das suas capacidades, entendimento da crítica. Mais controlados e menos impulsivos. Muito cooperativos.
l  Honestidade/integridade: Actuar de acordo com os valores que os responsáveis (treinadores, directores) estipularam e lidar com os outros de forma não manipulativa.
l  Motivação para o êxito: Tomar iniciativa, desejar alcançar sempre os objectivos, e persistir perante a adversidade.
l  Motivação para o poder social: ser assertivo, o poder é usado para organizar e dirigir as actividades de grupo. Impor disciplina (ex: organizar equipa para transportar as balizas num treino).

Não se combinam num só líder/capitão todos os padrões, mas a combinação de alguns podem ser apropriados para diferentes situações.
Para conseguir o sucesso desejado o líder/capitão deve desenvolver algumas técnicas de relacionamento interpessoal (relacionamento com as outras pessoas):
- Sensibilidade social (entender a realidade e os sentimentos de cada colega)
- Capacidade de comunicação
- Conhecimentos acerca do comportamento dos colegas
Estas técnicas permitem estabelecer empatia, tacto, diplomacia e resolver conflitos.

Comportamentos do líder/capitão


- Cria a impressão de que é competente
- Visão optimista de um futuro possível
- Molda papeis
- Gere expectativas dos colegas e expressa-lhes confiança.
- Desperta no grupo sentimentos de missão

Poder e Autoridade

O poder, a autoridade e o controlo são funções que estão intimamente ligadas ao líder/capitão de equipa. Desde já é importante dizer que “o poder tem má reputação”, ou seja, o poder muitas vezes é mal aceite dentro de um grupo.
O poder é a capacidade efectiva de um indivíduo influenciar o comportamento de outro. O poder refere-se à habilidade para influenciar mas não ao direito de o fazer (ex: um assaltante armado consegue fazer a vítima entregar a carteira mas não tem o direito de o fazer).
A autoridade consiste na legitimidade atribuída para exercer o poder (definição do capitão de equipa por parte dos treinadores).
Existem 3 tipos básicos de poder (Etzioni):
- Coercivo: envolve aplicação ou ameaças físicas e/ou psicológicas.
- Remunerativo: no controlo dos incentivos e recompensas.
- Normativo: deriva da estima e do prestígio das pessoas.
Como é lógico, o líder/capitão deve de exercer o tipo de poder normativo, conseguindo de forma natural influenciar o comportamento dos colegas, através do comportamento exemplar, comunicação e convicção nas ideias que transmite.
A obediência à autoridade (líder/capitão), está limitada pela zona de aceitação de cada indivíduo, que consiste na capacidade de aceitação daquilo que lhe é proposto. O tamanho da zona de aceitação varia de individuo para individuo, porém existem vários factores que podem alterar o tamanho dessa zona:
- Os incentivos
- A personalidade de cada indivíduo
- As recompensas que cada individuo pode obter com um certo comportamento
- O medo de perder o lugar
- A conformidade com o resto do grupo
Cabe ao líder/capitão arranjar as suas próprias estratégias para entrar na zona de aceitação dos colegas.
Entendendo que a autoridade é apenas uma “autorização” para obter o poder, é importante que o líder/capitão a saiba utilizar de forma correcta, visando o bem-estar e o cumprimento dos objectivos da equipa.

Inteligência Emocional e Comunicação

O líder/capitão tem que se destacar dentro da equipa por possuir uma inteligência emocional acima da média. Essa inteligência emocional consiste num controlo rigoroso das suas emoções, transmitindo aos seus colegas sempre:
- Confiança
- Segurança
- Optimismo.
Cabe também ao líder/capitão analisar o comportamento dos colegas e corrigir alguns erros de comportamento e de atitude que possam existir. Tem de ter sensibilidade para detectar cada situação e agir em conformidade com o quadro seguinte:
Níveis de maturidade dos colaboradores
M4
Empenhado e competente
M3
Não é empenhado
Mas é competente
M2
É empenhado
Mas incompetente
M1
Não é empenhado
Nem competente
Estilos de liderança apropriados
E4
Encarregar
Observar
Monitorizar
E3
Participar
Encorajar
Comprometer
E2
Explicar
Clarificar
Persuadir
E1
Guiar
Dirigir
Dar ordens
Tarefa do líder
Baixa
Baixa
Elevada
Elevada
Relacionamento do líder
Baixo
Elevado
Elevado
Baixo

Para conseguir ter sucesso na sua intervenção, o líder/capitão deve ter em conta não só a linguagem verbal mas também a linguagem não verbal (expressão corporal). Como exemplo podemos ter em conta uma situação em que se está a dar um raspanete e a sorrir, como é lógico o sucesso da intervenção não vai ser o desejado. É importante ter em conta que a linguagem corporal deve de estar em conformidade com a linguagem verbal (ex: incentivar a equipa a subir no terreno e bater palmas ao mesmo tempo).

Para uma melhor intervenção é importante o líder/capitão ser:

- Optimista
- Encorajador e progressivo
- Compreensível que nem todas as acções são bem feitas
- Positivo e introduzir correcções
- Gerir comentários do exterior (dos treinadores, directores, adeptos, pais).


Para facilitar a abertura ou disposição com que o colega recebe uma rectificação é importante começar essa intervenção com um elogio às qualidades do mesmo, antes de o rectificarmos. Desta forma o colega irá ter uma melhor disposição para receber a informação. A este método de actuação chama-se Técnica de Sandwich ou Técnica Mista. Esta técnica consiste em:

- Começar por um reforço positivo, ou seja, dizer algo que o colega goste de ouvir, de modo a segurar a sua atenção.

- Orientações/ instruções futuras de forma a rectificar algo que não esteja bem.

- Por ultimo um reforço complementar, pode ser uma mensagem optimista ou motivacional.

Exemplo: Intervenção do capitão de equipa com um colega que esteja desatento numa palestra do treinador:

“Ronaldo, tens treinado muito bem e tens uma técnica muito boa. Agora tens de estar mais atento senão não vais conseguir fazer o que está a ser pedido. Acredito que se te focares no que o mister está a dizer vais fazer um grande jogo!”

Para se ser um bom líder/capitão é importante saber analisar cada caso e conseguir auxiliar os treinadores quer na mensagem a passar à equipa, quer na resolução de alguns problemas que possam existir na equipa.
O líder/capitão tem de ter uma forte orientação altruísta, nunca esquecendo que a equipa é a prioridade, e a mesma é constituída por todos os seus colegas. Desta forma o capitão tem de ser o elo de ligação entre os treinadores e os colegas, entendendo as mensagens que os treinadores querem transmitir à equipa e mantendo uma forte comunicação com eles.

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