sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INICIADOS: Águias de Camarate 1 - 0 Sacavenense B

Na passada 4ª feira a nossa equipa de Iniciados recebeu a equipa B do Sacavenense para mais um jogo de preparação.
Adivinhava-se um grande jogo devido à qualidade da equipa do Sacavenense e também devido aos seus resultados na pré-época. A nossa equipa acabou por sair vencedora, no entanto neste texto não vou dar grande importância ao resultado. Começo antes por destacar a boa exibição que o Águias de Camarate realizou com uma equipa de divisão acima. No que diz respeito ao jogo jogado, a nossa equipa entrou muito forte no jogo, tendo várias ocasiões nos primeiros minutos, e constantes pontapés de canto a seu favor. Com o avançar do tempo, o Sacavenense foi conseguindo ter mais bola, tendo uma posse de bola muito superior à da nossa equipa. No entanto, essa posse era inconsequente, porque além de a bola estar constantemente longe da nossa baliza, o Sacavenense não conseguia criar situações de finalização. Talvez habituado a jogar num campo maior, o adversário optava várias vezes por passes longos para as costas da nossa defesa, o que num campo mais pequeno, e defrontando uma equipa muito cumpridora e bem organizada defensivamente, nunca causou perigo para a nossa equipa. Por outro lado, o Águias de Camarate aproveitava bem o adiantamento do Sacavenense para sair em transições rápidas para o ataque, criando assim várias situações claras de golo. Ao intervalo, o balanço era bem claro: posse de bola esmagadora para o Sacavenese, mas sete oportunidades de golo para o Camarate e nenhuma para o adversário.
A 2ª parte começou com algumas mexidas na equipa do Águias de Camarate, e a bola passava a estar mais perto das duas balizas. O Sacavenese continuava a ter mais bola, mas era o Águias de Camarate quem criava perigo, e num contra-ataque um atleta da equipa adversária corta a bola com a mão dentro da área,a nossa equipa acabava por transformar a grande penalidade em golo. A partir desse momento o Sacavenense tornou-se uma equipa mais objectiva e as oportunidades começaram a aparecer para as duas equipas. Com o Águias de Camarate a fazer muitas substituições na 2ª parte (actuaram ao todo 22 jogadores do Águias de Camarate), os ultimos 5/7 minutos foram de grande intensidade por parte do Sacavenense, em que podia ter chegado várias vezes ao golo, mas não teve sucesso no entanto.
Os nossos jogadores estão todos de parabéns, pois mostraram muita qualidade, muita competência, muita inteligência, muito trabalho, muita educação e respeito. A equipa está muito forte na sua organização defensiva, e os jogadores mostram muita maturidade.
Agradeço também ao Sacavenense por ter participado neste jogo, à equipa técnica e aos jogadores que foram exemplares, todos juntos formam uma grande equipa.
No entanto não posso acabar este texto sem fazer referência ao comportamento de alguns pais da equipa do Sacavenense que estaavam numa zona reservada a sócios do Águias de Camarate. Estive dois anos no Sacavenense e é um clube que eu respeito muito e tenho um carinho especial. Foi um clube que me deu muito e também onde aprendi muito no futebol. Digo isto, para afirmar que o comportamento de alguns pais não foi digno do clube que os seus filhos representam, pois foram um mau exemplo para os seus filhos, e podiam ter provocado reacções negativas de ambas as partes. Defendo e sempre defenderei os meus jogadores, e as pessoas que trabalham comigo, e custou-me particularmente alguns pais aplaudirem uma falta "feia" que podia ter magoado seriamente o jovem atleta do Águias de Camarate. Apesar dos vários insultos e ameaças à pessoa que estava a ajudar a arbitrar o jogo, eu próprio fui insultado por pessoas de quem tinha outra ideia, e isso deixou-me triste. Quero deixar também bem claro que não podemos generalizar, e que há muitos pais do Sacavenense que não se identificam com esses comportamentos. Parabéns a esses pais.
No próximo Domingo, dia 9 de Outubro, a nossa equipa apresenta-se aos sócios às 11h, defrontando o Olivais e Moscavide.
Parabéns Equipa!

Texto elaborado por Valter Pagamim, Treinador de Iniciados do Águias de Camarate.

3 comentários:

  1. Pois é Mister Valter até a mim me surpreenderam pela negativa convivi com aquele grupo de pessoas e de quem julgo (alguns) serem amigos perto de 5/6 anos e não estava á espera do que vi e ouvi até porque a bandeira ( a boca cheia ) dos pais foi sempre paz, fair play, nada de confusões e aquilo que vimos no Domingo (não de todos, mas a maioria ) foi o contrário, quanto a mim que conheço bem (ou pensava conhecer) é que põem a fasquia muito alta e estão habituados a ganhar sempre ou quase sempre e quando perdem a azia fica muito assanhada e principalmente a azia ficou maior ainda porque perderam com uma equipa que na opinião deles é muito inferior e um clube pobre (e tiveram uma grande surpresa) e depois para agravar perderam com uma equipa que tem vários jogadores que foram dispensados pelo Sacavenense, julgo qur foi por isso que as mães sairam dos saltos e os pais tiraram as gravatas eu por mim muito honestamente fiquei feliz pois aqueles que não tinham valor ou muito pouco no Sacavenense mostraram que no Camarate têm algum ou muito valor , beijos. Cristina Trincheiras

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros,
    O meu nome é Mário Reis e sou treinador dos Juvenis do G.D.A. Camarate mas no meu passado como treinador já representei a camisola do S.G.Sacavenense, assim como de vários clubes.
    Na minha opinião estas cenas são sempre repugnantes, não por ser deste ou daquele clube mas sim pelos intervenientes destes actos serem responsáveis por menores, ou seja, pais!
    A minha pergunta para os pais é a seguinte: Nos respectivos trabalhos existe ambientes de gritos, insultos e ameaças? Pois parece-me que nenhum de nós admitiria isso! Nos dias de hoje os pais não ver o futebol para ajudar os filhos a crescer enquanto jogadores ou ir ao futebol só pelo espectáculo, mas, na minha opinião, os pais vão sim fazer 70/80 de puro Bulling aos filhos dos outros e claro ao árbitro!
    Não nos podemos esquecer que ao fazer isto estamos a "mexer" com a saúde mental dos atletas. Imaginem o tipo de pressão que CRIANÇAS estão sujeitas nos jogos devido aos pais, a maior parte dos adultos não aguenta esta pressão quanto mais CRIANÇAS! NÃO É SAUDÁVEL!
    As minhas desculpas se ofendi alguém... e volto a referir que não escrevi aqui por ser este ou outro clube mas sim para aproveitar uma situação que exemplifica aquilo que é o futebol dos nossos meninos!

    ResponderEliminar
  3. Esta malta vive frustrada de segunda a sexta... depois, ao fim-de-semana vai ver a bola, não pelo espectáculo, mas para "botar cá pra fora" as frustrações acumuladas durante a semana!

    Chamam nomes aos miúdos (porque não passam disso... são MIÚDOS minha gente), chamam nomes aos Treinadores (que estão ali a dar o seu melhor, muitos deles a custo ZERO... quando podiam ficar a dormir até tarde ou a aproveitar para estar com a família), chamam nomes aos árbitros (mas esses merecem)... chamam nomes a "tudo o que mexe"... e qualquer dia enganam-se e chamam nomes aos próprios filhos!

    AC

    ResponderEliminar