segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JUVENIS: Olivais Sul 2 - 1 Águias de Camarate


Ao fim de 13 sessões de treino e algum cansaço notório de alguns atletas ao longo destas duas semanas, a equipa de Juvenis do G.D.A. Camarate apresentou-se pela primeira vez esta época. Neste primeiro jogo a equipa deslocou-se ao campo do Olivais Sul. Sabíamos que iria ser um jogo muito difícil, pois o Olivais Sul está na 1ª divisão Distrital e os atletas que subiram este ano ao escalão de juvenis subiram de divisão sendo campeões de série. Por isso, a nossa equipa teria que estar no seu melhor.
No que diz respeito ao jogo houve duas partes completamente distintas. Na primeira parte vimos a nossa equipa a dominar por completo. Com muita posse de bola mas com paciência na entrada da área do adversário, criámos algumas situações de golo que deveríamos materializar. Nesta primeira parte vimos os laterais da nossa equipa envolvidos nas acções ofensivas da equipa, o que obrigou o adversário a defender com muita gente e como consequência disso só passaram o seu meio campo com a bola controlada 2 ou 3 vezes sendo que o nosso Guarda Redes só teve o trabalho de bater 1 pontapé de baliza.
Na  2ª parte os papeis viraram-se e a nossa equipa foi obrigada a passar muito tempo. Esta diferença é mais notória nos primeiros 10 minutos. Depois a nossa equipa equilibrou mais o jogo mas a equipa do olivais sul teve sempre com o controlo do jogo.
As conclusões que se podem tirar deste jogo são: O resultados diz-nos que ainda há MUITO trabalho por fazer e só com muito trabalho é que vamos melhorar. E a exibição diz-nos que estamos num bom caminho.
Aproveito esta oportunidade para deixar uma mensagem aos pais e aos atletas. Quando um atleta assina por um clube ou diz ao treinador e direcção que podemos contar com ele para a época está, a partir desse momento, a selar um compromisso com uma instituição e com as  pessoas que nela trabalham. Os atletas são adolescentes e às vezes não têm noção da realidade e do que é importante mas os pais têm um papel fundamental para incrementar esses valores desde cedo. Acredito que se os rapazes jogassem num Sporting ou num Benfica os pais seriam os primeiros a chamar a atenção por faltarem aos jogos/treinos. Não nos podemos esquecer que a prática desportiva é quase tão importante como a escola, pois permite aos nossos jovens levarem uma vida saudável e com muitos anos de qualidade de vida. Os pais não se podem esquecer ou simplesmente desprezar o esforço que este clube faz para que estes jovens tenham uma oportunidade de praticarem um desporto que gostam, sem qualquer custo para os pais. Hoje em dia para se praticar qualquer desporto tem que se pagar, até mesmo o futebol, temos exemplos muito perto desta situação. E nos dias de hoje, com esta crise que atinge toda a nossa sociedade, não podemos deixar de valorizar o esforço financeiro do clube para dar equipamentos lavados aos atletas, dar cabines lavadas, dar transportes para os atletas e lanches nos dias de jogos. Os pais não podem simplesmente deixar que os filhos não vão aos treinos só porque não lhes apetece ou faltar aos jogos só porque não querem levantar mais cedo da cama.
Compromisso é coisa séria e deve ser levado como coisa séria, peço ajuda aos pais para mostrarem isso mesmo aos seus filhos.


Texto elaborado por Mário Reis, treinador dos juvenis do Águias de Camarate.

3 comentários:

  1. Gostava de dar os parabéns não só aos Atletas pela forma como se empenharam durante este jogo que se adivinhava difícil, mas também à Equipa Técnica pelo trabalho fantástico que tem vindo a fazer!!!

    Gostaria de aproveitar para cumprimentar os Pais que se deslocaram até ao campo do Olivais Sul e que lá estiveram, o tempo todom, a apoiar a Equipa.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns formam um bom grupo e muito bem orientados pelo mister mário.força.

    ResponderEliminar
  3. Conheço o trabalho deste treinador, a equipa vai praticar um bom futebol, não tenho qualquer dúvida. Agora não basta ter um treinador que saiba, também é necessário jogadores que queiram aprender. Boa sorte!

    ResponderEliminar